Perguntas e Respostas
1. Como é feita a entrega do Certificado Digital?
Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na presença do cliente juntamente com a documentação exigida. Após todo o trâmite, o certificado em si poderá ser entregue das seguintes formas: Token: Dispositivo criptográfico com hardware (parte física) semelhante a um pen-drive, o qual é conectado diretamente no computador do cliente; Cartão: trata-se de um cartão do chip, o qual demanda de uma leitora para utilização/leitura dos dados contidos no chip. Instalação na máquina do cliente: Neste caso, o cliente receberá por e-mail ou poderá acessar o assistente de instalação da AC CNDL RFB e, por meio dos dados necessários, instalar em seu equipamento (desktop/notebook).
2. O que é leitora?
Resposta: É um dispositivo por meio do qual é possível fazer a leitura dos dados do certificado digital contido em cartão. Vale lembrar que neste dispositivo não são armazenados quaisquer dados do seu certificado digital.
3. O que é chave privada?
Resposta: É gerada de forma simultânea a chave pública a qual, em conjunto com a privada, mantem as informações do certificado digital em sigilo.
4. Como devo proceder após realizar a solicitação do meu certificado digital CNDL?
Resposta: Após realizar a solicitação, basta você verificar o posto de atendimento mais próximo de você e agendar a melhorar data e horário para a emissão.
5. O que é Certificado Digital?
Resposta: Trata-se de um documento eletrônico, por meio do qual é possível realizar transações online de tal forma que seja possível garantir que o responsável pela transação é, de fato, o responsável. Este documento proporciona maior facilidade, agilidade e principalmente segurança nas transações realizadas.
6. Qual a diferença entre A1 e A3?
Resposta: Os certificados do tipo A1 possuem a validade de 12 meses e sua chave privada
é armazenada em software instalado no equipamento (desktop/notebook) do próprio
cliente. Os certificados do tipo A3 são gerados e armazenados em um dispositivo
criptográfico, podendo ser um cartão ou mesmo um token (fica a critério do cliente),
podendo ter a validade de 2 ou 3 anos.
7. Quem pode ter um Certificado Digital?
Resposta: O certificado digital pode ser concedido tanto para uma Pessoa Física quanto
para uma Pessoa Jurídica, dependendo da necessidade do demandante.
8. Qual a diferença de adquirir um certificado em Token e um certificado em
Cartão+Leitora?
Resposta: A mídia na qual será armazenado o certificado digital fica a critério do cliente,
tendo em vista que ambas comportam o conteúdo do certificado digital. No que tange a
utilização, também não há diferença entre ambos os tipos de mídia.
9. O que é Validação Presencial?
Resposta: Trata-se do procedimento que antecede a emissão do certificado digital. Nesta
etapa, o agente é responsável pela identificação do cliente, este que por sua vez deve
apresentar toda a documentação exigida para que o agente responsável possa realizar a
conferência das informações que serão cadastradas no certificado digital. Este
procedimento está previsto na regulamentação do ITI, sendo obrigatória a presença do
titular do certificado digital e, em caso de certificados para Pessoa Jurídica, dos demais
sócios que por ventura assinem em conjunto.
10. Como faço para realizar a instalação do meu certificado do tipo A1 em minha máquina?
Resposta: A AC CNDL dispõe em seu site um software denominado Assistente de Instalação, por meio do qual é feita a instalação do certificado digital na máquina do cliente. Para acessá-lo, basta acessar o site por meio do link
https://www.spcbrasil.org.br/produtos/produto/40-certificacaodigital. Na aba de produtos, acesse a Certificação Digital > Repositório > Suporte > Modelo A1.
11. Quais as informações necessárias para que eu consiga realizar a instalação dos
certificados tipo A1 em minha máquina?
Resposta: Após a instalação do software “Assistente de Instalação de Certificados tipo A1” em sua máquina, você precisará do nº de protocolo e da senha de instalação/revogação que você cadastrou no ato da emissão do seu certificado digital.
Obs.: Sem a senha de instalação/revogação não será possível fazer a instalação do seu certificado digital.
12. É possível realizar o back-up do meu certificado digital, por segurança?
Resposta: Sim. Na mesma ferramenta por meio da qual foi/é feita a instalação do certificado digital em sua máquina é dada a opção de realização do back-up. Para maiores informações acerca de como proceder com o Back-up, basta acessar “Manual de orientação para instalação de certificados do tipo A1”, por meio do link:
https://www.spcbrasil.org.br/produtos/produto/40-certificacaodigital.
13. Qual a importância de realizar o Back-up do meu certificado digital?
Resposta: Tendo em vista que o certificado digital é instalado em sua máquina, sendo ela notebook ou desktop, caso seja realizada a formatação da sua máquina ou mesmo a
exclusão de forma despretensiosamente do seu certificado digital, não haverá possibilidade de uma nova emissão do mesmo certificado. Caso você tenha feito o Back, basta fazer a instalação dele em sua máquina e utilizar normalmente.
14. O certificado do tipo A1 possui senha? Como faço para cadastrá-la?
Resposta: No ato da instalação do seu certificado do tipo A1 em sua máquina, será necessário configurar o nível de segurança dela. Caso você configure um nível e segurança
baixo, não será solicitado o cadastro de senha. Porém, caso você faça a configuração do nível médio/alto, será necessário realizar o cadastro de uma senha, a qual será solicitada sempre que você realizar alguma transação com seu certificado digital AC CNDL RFB.
16. Como faço para agendar a emissão do meu certificado digital?
Resposta: Para agendar sua emissão, basta acessar o site da AC CNDL e verificar qual o
posto de atendimento mais próximo de você. Na sequência, entre em contato com a
unidade e verifique as opções de data e horário disponíveis.